Trabalhadores da EBC continuam em greve

Parados desde a última quinta-feira, dia 07, os radialistas e jornalistas dos veículos ligados à Empresa Brasileira de Comunicação decidiram em assembleia na tarde de hoje (11) manter a greve. A paralisação – a segunda e maior desde a reunião das emissoras na EBC – fez a direção da empresa chamar uma negociação para esta noite. As categorias fazem assembleia unificada amanhã, terça-feira, às 13h, em frente à antiga sede da TV Brasil, na Avenida Gomes Freire, 474, no centro do Rio.


Desde o início da negociação, a empresa ofereceu proposta rebaixada. “A direção da EBC ofereceu um acordo de 2 anos com aumento real de 0,5 % esse ano e mais 0,5 % em 2014. Não aceitamos”, relata Miguel Walter da Costa, presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro.


Mas as reivindicações vão além da questão econômica. A empresa quer tirar do acordo coletivo dez cláusulas que os trabalhadores não aceitam eliminar. “Elas não têm impacto econômico nenhum, mas a empresa alega que precisa tirar porque o DEST exige e que não haverá perda, porque elas vão se tornar normas da EBC. Uma destas cláusulas é a que garante que 60 % das chefias sejam ocupadas pelo quadro das empresas, funcionários concursados. A reivindicação é que esse número aumente para 100 % , mas a empresa quer tirar a cláusula. Outra que a empresa quer eliminar é a exigência de aprovação em concurso público para ocupar cargo. Há ainda o adicional de titularidade, um adicional para trabalhadores com mais especialização. Temos também a reivindicação de mudança da data-base, que é em novembro, para maio, que a empresa não aceita”, informa Miguel.


A greve nas emissoras da EBC teve forte adesão. “Em Brasília, 70 % dos trabalhadores aderiram à greve, no Rio a adesão está em torno de 50 % . A programação está prejudicada”, relata Miguel. 


A EBC é uma empresa pública que reúne emissoras de rádio e TV e portais de notícias, num total de oito veículos – TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro, Rádio Nacional FM Brasília, Rádio Nacional AM Brasília, Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional do Alto Solimões, Rádio MEC FM Rio de Janeiro, Rádio MEC AM Rio de Janeiro e Radio MEC AM Brasília. A empresa opera, ainda, o canal de televisão NBr e o programa de rádio “A Voz do Brasil”.


No último dia 05, diante das negativas da empresa, os trabalhadores fizeram uma contraproposta para tentar dar andamento nas negociações, mas só receberam negativas. Veja as reivindicações:


• Sem retirada de cláusulas e dos itens vetados pelo DEST
• Mudança de data-base para maio com acordo de novembro de 2013 a maio de 2015 e gatilho automático (correção dos salários com a inflação do período) em Novembro de 2014.
• Aumento linear de R$290 (Vale-peru + vale-cultura + ganho real de 1 % linear divido por todo mundo multiplicado por 1,5)
• Aumento de 11 % no tíquete-alimentação (inflação das refeições)
• Cláusulas sociais prioritárias para avanço: gratificação de função (9a), horas-extras (10a), acúmulo e desvio de função (40a), Comissão de Empregados (81a), adicional de titularidade (38a), qualificação profissional (39a), comportamento ético e moral (52a), cursos externos (49a), folgas dominicais (63a), avaliação de desempenho, inclui das chefias (42a).

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES