Curso de Formação Sindical da Fetraf RJ/ES e Contraf-CUT tem presença expressiva de dirigentes sindicais

Nos dias dias 15 e 16 de Setembro, foi realizado pelas Secretarias de Formação da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o curso “Formação Sindical: Introdução à História do Movimento Sindical e as Ferramentas de Luta – Módulo I“.

O evento, voltado para todos os dirigentes sindicais da base da Federação, principalmente, para novos e novas dirigentes, ou que ainda não tinham participado de atividades formativas, ocorreu na Sede da Fetraf RJ/ES, no Centro do Rio de Janeiro, com participação expressiva de dirigentes sindicais.

Representantes dos sete Sindicatos filiados à Federação estiveram presentes: Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo e Três Rios.

A Contraf-CUT esteve representada pelo Secretário de Formação, Rafael Zanon, e do Professor de História e Formador da entidade, José Luis Vasquinho Paredes.

Uma convidada especial também participou do evento: Nair Jane Lima, que já foi Presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Rio de Janeiro. Nair, que veio acompanhada de Maria Ferreira, Vice-Presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu e Baixada Fluminense (SinDomésticas – NI), falou de sua trajetória, dos tempos difíceis vividos na ditadura e deixou todos os presentes encantados.

O CURSO

Os temas debatidos neste primeiro módulo são voltados para a atuação sindical da categoria e para o entendimento da economia. O conteúdo contempla vários momentos da história sindical e do movimento bancário. O programa também inclui ferramentas de ação, inclusive as mais modernas, como redes sociais, com incentivo ao seu uso.

O curso utiliza a metodologia que tem como base os estudos de Paulo Freire e Lev Vygotsky e tem como percurso a construção do conteúdo realizada de forma interativa, a partir da mediação do formador, com a utilização de diferentes estratégias educativas, a partir de debates direcionados, textos, vídeos, informações e depoimentos orais, com a participação ativa dos dirigentes inscritos no curso.

O Presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião Esperança, falou sobre a importância do curso. “Temos que valorizar cursos como esse, pois engrandecem demais os participantes e, consequentemente, os Sindicatos de suas bases. Sabermos como ajudar a estruturar a atuação sindical e a mobilizar a categoria, é de grande valor.”

SEXTA-FEIRA (15/9)

Na sexta-feira, Nilton Damião abriu o evento ao lado de da Diretora de Formação Sindical , Elizabeth Paradela, e de Rafael Zanon, e Rafael Zanon. Depois, foi exibido um vídeo da Presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, falando da importância do curso e saudando os participantes.

No restante do dia, José Luis Vasquinho ficou responsável por conduzir o curso, explicar conteúdos, e propor aos dirigentes algumas dinâmicas interativas e em grupo. Abordando, sempre, assuntos ligados aos Sindicatos e sua história.

No fim da tarde, Nair Jane abrilhantou o dia com sua participação, deixando todos emocionados com sua história de vida, sua trajetória de lutas e sua força.

SÁBADO (16/9)

No sábado, encerramento do curso, foram abordados temas relacionados às ferramentas de luta ao logo da história e, também, contemporâneas, como as redes sociais. Também houveram debates sobre Inteligência Artificial e sobre a ética na comunicação digital.

*confira mais fotos em nossas redes sociais