Deputado Waldeck Carneiro recebe ofício da Fetraf RJ/ES solicitando prioridade na vacinação para bancários

O Deputado Estadual Waldeck Carneiro (PT/RJ), recebeu da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), no dia 13 de Junho, um ofício solicitando a inclusão dos trabalhadores e das trabalhadoras do setor bancário na prioridade da vacinação contra a Covid-19 no estado do Rio de Janeiro.

A entidade esteve representada pelo Presidente Nilton Damião Esperança e pelo membro titular da Fetraf RJ/ES na CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil), Danilo Funke.

A solicitação ocorreu logo após o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT/RS) solicitar a inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Os dirigentes da Fetraf RJ/ES se reuniram com Waldeck em seu Gabinete, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde relataram a necessidade de um Projeto de Lei em âmbito estadual, o que facilitaria com que os municípios pudessem, também, pleitear a prioridade de vacinação da categoria bancária.

O deputado foi muito solícito e disse que já existe um movimento interno na Alerj para que o Projeto de Lei seja levado adiante.

Também foi ressaltado que a atividade bancária é considerada essencial nos termos do Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n° 13.979 de 6 de fevereiro de 2020.

“A reunião foi excelente. A luta pela preservação da vida é prioridade. É necessário reduzir a transmissão do novo coronavírus com medidas preventivas, já que a categoria bancária se notabiliza pela grande exposição aos riscos de contágio nas agências. Além disso, os bancários podem transmitir o vírus para clientes e familiares”, relatou Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.