Nos dias 4 e 5 de fevereiro, Danilo Funke, Diretor de Bancos Federais da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), visitou a base do Sindicato dos Bancários de Três Rios e Região , para falar sobre o novo Plano de Funções do Banco do Brasil.
6 agências foram visitadas: Três Rios, Areal, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Levy Gasparian.
Pelo Sindicato, estiveram nas visitas o Presidente, Nilton Esperança e o Tesoureiro, Flávio Pereira.
“Quero agradecer o companheiro Danilo Funke. Foi muito importante visitarmos as agências de nossa base. Conversar e ouvir os funcionários. Saber dos problemas que nossa região enfrenta. Vamos levar para a direção do banco, agora. A recepção foi ótima. São parcerias como esta que fortalecem a categoria bancária. Uma unidade entre trabalhadores e movimento sindical. Estamos cientes das situações que vem ocorrendo e o objetivo e resolver o mais rápido possível”, comentou Nilton Esperança.
“Foi importante conhecer cada funcionário e cada funcionária da região centro-sul. do Banco do Brasil. É um momento sensível para eles, onde o banco passa por mais uma reestruturação, movimentando funções, seu formato de organização, e afetando todos nós, funcionários. Como movimento sindical, é nosso papel explicar, nossa ótica sobre as negociações, que ocorrem em âmbito nacional, e a luta que travamos pelos direto dos trabalhadores, como foi o caso dos Caixas Executivos, neste momento”, declarou Danilo Funke.
E completou. “Há muitas dúvidas dos colegas, por isso, é mais que necessário esse contato, para saberem quem é a referência das negociações na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), da Contraf-CUT, junto a Diretoria do banco em Brasília.”
Após cobranças do Movimento Sindical, BB começa a rever condições de novo plano de funções
No dia 27 de janeiro, depois da cobrança do Movimento Sindical, através da CEBB, o Banco do Brasil anunciou a criação de mais 1.000 vagas para a função de assistente.
As novas oportunidades foram disponibilizadas em todos os prefixos que possuem carteiras únicas sem assistentes vinculados, sejam elas Personalizado ou Estilo.
A CEBB continua pressionando o Banco do Brasil para que implemente integralmente os compromissos assumidos na Campanha Nacional 2024.
Entre as principais questões pendentes estão a manutenção do salário dos caixas até que todos tenham tempo suficiente para avaliar e migrar para as novas funções; e a abertura do restante das vagas para assistente, especialista e gerente de relacionamento, em especial aquelas localizadas na mesma praça dos funcionários interessados, conforme acordado na campanha.
MAPA DE OPORTUNIDADES
Os funcionários podem acessar o hotsite Expansões e Movimentações para conferir o Mapa de Oportunidades, que detalha as vagas disponíveis em cada região, priorizando agentes comerciais que recebem gratificação de caixa e que participam do Programa de Desenvolvimento e Orientação Profissional.