Diretora da Fetraf RJ/ES comparece à posse de Rita Serrano, presidente da Caixa

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo esteve representada na solenidade de posse de Rita Serrano como a nova presidente da Caixa Econômica Federal, ocorrida na última quinta-feira (12 de janeiro), pela Diretora de Saúde do Trabalhador da Fetraf RJ/ES, Lizandre Souza Borges. (na foto, Lizandre está com Ronan Vieira Teixeira, Diretor de Saúde do Sindicato dos Bancários do Espírito, do qual também é Diretora de Assuntos Jurídicos)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participaram da cerimônia e reafirmaram a importância da Caixa para o Brasil e como o banco será fundamental para a retomada econômica, com os programas de distribuição de renda, moradia e, também, no fomento da economia através de prática de juros menores, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.

Rita Serrano fez um discurso apontando para o resgate do papel da Caixa com relação às políticas sociais (habitação, saneamento, fies) e de distribuição de renda (bolsa família).

Além disso, disse que o banco tem que permanecer 100% público, resgatando o orgulho dos empregados da Caixa. “A gestão do medo e do assédio acabou”, disse a presidente da Caixa.

“Acho que a posse da Rita Serrano como presidente da Caixa é muito importante, porque o banco foi desmontado nos últimos seis anos, com objetivo claro de privatizar. Então, ter em sua direção uma empregada de carreira e que sempre atuou na defesa, não só da Caixa, mas de todas empresas públicas, é importantíssimo. Além de garantir sua continuidade pública, certamente resgatará a imagem da instituiçaõ, que foi muito corroída pelos escândalos de assédio e uso eleitoreiro no último pleito presidencial”, comentou Lizandre Borges.

A nova presidente da Caixa também defendeu a promoção da inclusão bancária da população, o investimento em projetos culturais e a busca da rentabilidade dos negócios, mesmo que não haja um alinhamento automático à lógica do mercado financeiro. Segundo ela, os bancos públicos devem ter atenção às necessidades da população.

Nas mais de três décadas na instituição, Rita Serrano já desempenhou diversas funções e foi, entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Ela também é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.