Fetraf RJ/ES envia ofício à Febraban solicitando explicações sobre Itaú e Bradesco

Na última segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), que representa os Sindicatos dos Bancários de Angra dos Reis e Região, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna e Região, Macaé e Região, Nova Friburgo e Região e Três Rios e Região, enviou ofícios à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com cópia para os bancos Itaú e Bradesco, solicitando que sejam esclarecidas as denúncias de que, em algumas agências de sua base, dos bancos citados, usuários do sistema financeiro não estavam sendo atendidos por não serem correntistas do banco.

Além disso, solicitou explicações para as denúncias de que bancários e bancárias do Bradesco estão tendo a marcação de suas férias atrelada ao desempenho nas metas, ficando o mês de janeiro para os trabalhadores com melhor desempenho, e o restante com opção de escolha de 3 (três) datas sugeridas pelo banco.

No dia seguinte, 9 de janeiro, os bancos responderam diretamente ao Presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião Esperança, informando que nenhuma das duas práticas é orientação institucional do banco. E pediu que os sindicatos orientem bancárias e bancários a denunciarem, informando em que agências estão ocorrendo essas práticas, para que o banco tome as devidas providências.

No caso de agências bancárias não estarem realizando operações para não correntistas, os sindicatos devem apurar as denúncias e, posteriormente, informar aos órgãos fiscalizadores.

“Acho muito importante a pronta resposta que os bancos nos deram. Isso passa a responsabilidade para os regionais e para os gestores que, assim, poderão ser cobrados pelos seus respectivos sindicatos.”, declarou Nilton Damião.