Fetraf RJ/ES parabeniza a Contraf-CUT pelos 17 anos de luta em defesa dos trabalhadores

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) parabeniza a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que completa 17 anos nesta quinta-feira, 26 de janeiro.

São quase duas décadas de uma entidade que foi construída com base em três pilares: unidade nacional, luta e democracia.

Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, comentou: “Temos orgulho em fazer parte e sermos filiados desta Confederação, que é uma entidade que já nasceu representativa. Uma entidade de luta.”

Para o Diretor Geral de Finanças da Fetraf RJ/ES e membro da Direção Executiva da Contraf-CUT, Wagner Figueiredo dos Santos, a data é motivo de celebração: “Parabenizo a entidade pois, desde 2006, ela é sinônimo de unidade. E o resultado dessa unidade é a ampliação dos direitos dos trabalhadores do ramo financeiro, como a CCT Nacional, a mesa única de negociação, os sucessivos aumentos reais, entre outras conquistas neste período”, comentou Wagner.

HISTÓRIA

A Contraf-CUT é resultado da luta e aprimoramento da organização sindical bancária e da retomada das entidades sindicais pelos trabalhadores, no início dos anos 1980.

O primeiro passo para uma organização alternativa e, ao mesmo tempo, mais representativa ocorreu com a criação do DNB (Departamento Nacional dos Bancários), em 1985, cuja atuação foi essencial para a primeira greve nacional (naquele ano) da categoria após o regime militar.

O DNB atuou até 1992 quando foi substituído pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) que, por sua vez, deu lugar à Contraf-CUT, em 2006, e formalmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 24 de junho de 2008.