Fetraf RJ/ES parabeniza Sindicato dos Bancários do Espírito Santo pelos seus 89 anos

Nesta quinta-feira, 12 de Janeiro, o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), completa 89 anos de luta em defesa da categoria bancária e da classe trabalhadora.

O Sindicato possui outras três subsedes que ficam em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, compreendendo todo o Espírito Santo. O Sindicato possui também um Centro Sindical, utilizado em assembleias, eventos culturais e esportivos.

Cláudio Merçon (Cacau), diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo e Secretário Geral da Fetraf-RJ/ES, enfatizou a trajetória de luta do Sindibancários, lembrando os enfrentamentos com os banqueiros e com outros atores sociais quando a luta de classes se fez necessária. Também parabenizou os empregados da Caixa pela dedicação à sociedade, especialmente durante a fase crítica da pandemia da covid-19, ainda sem vacina, quando fizeram o trabalho de pagar benefícios sociais à população. “A Caixa não seria nada sem seus trabalhadores”, afirmou Cacau.

Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, também comentou a data comemorativa: “Felicito todas a diretoras, diretores e quem faz parte deste Sindicato tão importante e que é motivo de orgulho para nossa Federação. Um Sindicato que é referência na luta pela categoria bancária. Vida longa!”.

HISTÓRIA

O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo foi fundado em 12 de janeiro de 1934, ainda sob o nome “Sindicato dos Bancários de Vitória”, que depois viria a abranger todo o Estado.

A entidade representa milhares de trabalhadores de bancos públicos e privados que atuam em todos os municípios capixabas.