Fetraf RJ/ES participa de reunião com Fenaban para discutir Igualdade de Oportunidades

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) esteve presente na reunião do Comando Nacional dos Bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que discutiu o tema de Igualdade de Oportunidades, com destaque para questões relativas às mulheres, nesta terça-feira, 14 de março, em São Paulo.

O encontro ocorreu no formato híbrido, ou seja, de forma virtual e presencial. E marcou os 3 anos do acordo de combate à violência doméstica na categoria bancária.

Nilton Damião Esperança, que participou presencialmente da reunião, falou sobre a importância deste debate: “É imprescindível avançarmos em pautas que discutam a implementação de ações de combate à violência no ambiente de trabalho e na igualdade salarial”, declarou.

Na abertura do evento, houve uma apresentação do Dieese, mostrando que os cargos mais altos ocupados pelas mulheres, não são remunerados igualmente com os homens. Foi citado o exemplo da área de TI, onde isso se torna, ainda mais, desproporcional.

O Movimento Sindical solicitou uma atenção a mais com as transferências das mulheres que são vítima de violência. Também foi cobrado que as administrações dos bancos ofereçam respaldo às funcionárias que sofrem ofensas, mas tem que se calar porque os clientes são considerados “exclusivos”.

No fim, foi acordado que haverá, pelo menos, mais uma reunião com dirigentes sindicais, sociedade civil, bancários e outras entidades como Confederação, Federações e Sindicatos.

CONQUISTAS

Entre as conquistas obtidas pela categoria bancária na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), estão a criação de duas cláusulas: uma, em 2010, para a instalação de canais de combate ao assédio moral e outra, no ano passado, de combate ao assédio sexual.