Fetraf RJ/ES se reúne com Relações Sindicais do Itaú

Nesta terça-feira, 19 de dezembro, diretoras e diretores de todos os Sindicatos dos Bancários de base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) – Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo e Três Rios -, estiveram reunidos, virtualmente, com Simone Dias e Gustavo Fernandes, representantes da Gerência de Relações Sindicais do Banco Itaú.

Foram debatidas na reunião, pautas relativas à saúde, metas e condições de trabalho, como: envio de DUT, agendamento de ASO ao retornar do INSS, falta de atendimento telefônico para não licenciados, acesso ao IU Conecta e a falta de transparência na antecipação do “adiantamento de salário”.

Nilton Damião, Presidente da Fetraf RJ/ES, comentou: “Nossa Federação deixou clara que nós, do movimento sindical e dos sindicatos de nossa base, iremos estar atentos ao que ocorre nas agências, e estaremos em constante fiscalização para constatar as condições de trabalho. Se necessário, iremos denunciar os bancos, pois os mesmos prometeram tomar providências em relação aos gestores que não estiverem com a conduta correta. E, em relação ao ar condicionado, importante neste verão brasileiro, caso ainda existam locais de trabalho com problemas na climatização, iremos paralisar o funcionamento.”

Nilton também lembrou que 2024 é ano de Campanha Nacional e que o ranqueamento é proibido por Convenção, solicitando que esta prática cesse.

Para Max Bezerra, Diretor de Bancos Privados, “a reunião foi uma oportunidade para verificar que várias demandas são comuns nas mais diversas bases, servindo para avançarmos e melhorarmos o cotidiano dos bancários e das bancárias”.

Já para José Renato Riscado, representante da Fetraf RJ/ES na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, destacou a importância de reuniões com o banco. “Essas reuniões são importantes para debater, cobrar e agilizar as soluções das principais demandas de bancárias e bancários”.

RESPOSTAS DO BANCO

Após os representantes dos Sindicatos falarem sobre os problemas específicos de suas bases, Simone Dias e Gustavo Fernandes explicaram a posição que o banco toma e tem em relação ao que foi debatido.

Licença para o banco – o banco disse que, nos últimos meses, tiveram mudanças no site do INSS. E que, agora, só se consegue agendar pelo 135. Estão revendo a maneira de trabalhar, porque não estão dando conta da demanda. O tema está sendo discutido, aliás, na mesa da Febraban. Pediram para Juvandia Moreira, Presidenta da Contraf-CUT, ver uma agenda com o ministro da previdência.

Marcações por parte do colaborador – pediram para, o quanto antes, informar ao banco para emissão da DUT.

Atualização da licença – ainda é com o gestor. A vontade do banco é que o próprio funcionário envie para o banco, sem passar para o gestor. Estão vendo essa possibilidade.

Exame de retorno ao trabalho – o próprio funcionário consegue agendar. A intenção é aumentar o dinamismo. Quanto às faltas, se tiver alguma situação que não corresponda ao correto, entre em contato, que eles irão acertar.

IU Conecta – caso o funcionário tenha dificuldade em acessar, no app existe a possibilidade de recuperar senha. A TI está resolvendo a funcionalidade para quem está voltando de licença. Para dirigentes sindicais, eles entrarão em contato para saber o que está havendo, já que a senha expira mais rápido que dos colaboradores “normais”.

Complementação/antecipação – o banco está revendo, para chegar numa maneira mais fácil de entendimento. Está desenvolvendo um simulador para saber os valores que a pessoa recebeu e quanto terá que devolver. 2024 devem entregar isso, assim como o simulador da PLR.

Parcelamento de férias – os gestores não têm orientação dos bancos para proibirem ou interferirem na marcação de férias, caso o funcionário resolva tirar 30 dias de descanso. Caso isso ocorra, os bancários devem denunciar ao seu sindicato.

Clínicas – são casos pontuais, para o banco. As clínicas tem autonomia geral. Mas tem que ser passado o resultado do exame no mesmo dia. Falou que pode irá analisar casos específicos, que verá com a equipe médica do banco.

Faltas – ver com gestores a possibilidade para remanejamentos.

Ranking – o banco não tolera a questão do ranking. Não querem saber quem é o primeiro ou último da agência. Não incentivam ranking. Mas, por vezes, ocorrem de parabenizar pessoas com bons desempenhos, desde que não se identifique quem não tem um bom desempenho, por ventura.

Central e Chat – Gustavo disse que fez um teste e deu certo. Vão ver se melhoram as respostas, que sejam mais esclarecedoras e não tão automáticas, ou tenham uma interpretação mais correta e objetiva, clara

PRÓXIMA REUNIÃO

Ainda não há data para uma nova reunião, mas ambas as partes manifestaram o desejo de se reunirem presencialmente na sede da Fetraf RJ/ES, no Rio de Janeiro, ainda em janeiro.