Fetraf RJ/ES se reúne com representantes do Bradesco

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) se reuniu com representantes do Banco Bradesco para debater sobre demissões, fechamento de agências, retirada de portas giratórias, extinção do cargo de vigilante e sobre o convênio Saúde Bradesco (principalmente nas cidades do interior).

A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 10 de maio, no auditório da Federação. Todos os Sindicatos dos bancários filiados à Fetraf RJ/ES estiveram presentes: Angra dos Reis e Região, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna e Região, Macaé e Região, Nova Friburgo e Região e Três Rios e Região.

Pelo Bradesco, estiveram presentes Silvia Eduara Cavalheiro, Gerente Departamental de Recursos Humanos, e Marcos Bartelt, Analista de Relações Sindicais.

Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, comentou sobre a importância da reunião: “Foi importantíssima a reunião e a presença de todos os Sindicatos filiados. Cobramos posicionamentos sobre o atendimento presencial, já que as agências não possuem caixas para deficientes e aposentados, proibindo a entrada de clientes, colocando metas de autenticação e burlando a lei de tempo e espera nas filas, já que o acesso aos caixas eletrônicos não possuem senhas”. Também destacou que “a Federação está, e continuará, fazendo um trabalho em conjunto com outras entidades da sociedade civil, atuando para que se melhore o atendimento aos clientes e usuários dos bancos.”, declarou.

Confira abaixo as respostas do banco.

DEMISSÕES

Esta foi pauta que mais gerou debate e questionamentos.

Os dirigentes sindicais falaram sobre suas regiões e como as demissões vem atingindo suas bases. E, também, como estão sendo feitos esses desligamentos, já que muitas demissões estão ocorrendo de forma totalmente desumana.

O banco informou que essa prática citada em exemplos dados na reunião, não é uma orientação. Que é importante que os Sindicatos levem para eles as reclamações, pois é fundamental para que se corrigir erros. Se mostraram preocupados e interessados em ajudar.

Sobre o banco postal, sobre correspondentes bancários, disseram que eles tem sua função definida e que não estão sendo transferidos funcionários para estes locais.

Falaram também que é necessário compreender o impacto da tecnologia dentro do setor bancários. E citou que, em diversos meios, a função de caixa, por exemplo, está sendo extinta. Que vem incentivando as funcionárias e funcionários a fazerem cursos como o CPA10, mas que não é exigência.

FECHAMENTO DE AGÊNCIAS

Os representantes dos bancos disseram que nenhuma agência é fechada sem que algum estudo tenha sido feito, como uma análise de mercado. Assim como não tem como preverem onde uma ou outra agência será fechada.

Ressaltaram a importância dos sindicatos em apontarem onde, na prática, o fechamento de agências será ruim, tanto para a população e clientes, quanto para os funcionários.

PORTAS GIRATÓRIAS E VIGILANTES

O banco informou que nas chamadas “agências de negócios”, não é mais exigida a presença de vigilante e de postas giratórias. Mas que, no restante das agências, continua obrigatório.

Foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para tratar, especificamente deste assunto, visto que a legislação se difere de município para município.

SAÚDE BRADESCO

O plano de saúde é uma pauta que vem sendo bastante debatido pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco,  nas últimas reuniões.

O banco alega que também é interessante para eles que a seguradora seja eficiente, já que também é, de certa forma, “cliente” deles.

Foi combinado que as federações dos bancários concentrarão e compilarão as demandas dos sindicatos filiados. Posteriormente, passarão para o departamento de relações sindicais um relatório apontando, separadamente, os problemas nos planos dental e de saúde. No final, será marcada uma reunião, diretamente, com a seguradora presente.

ATENDIMENTO NO CAIXA

Foi levantada esta pauta a partir dos debates anteriores. A campanha da Fetraf RJ/ES, sobre o atendimento presencial, foi citada, também. O banco disse que cumprirá a lei e que ninguém irá impedir o cliente de usar o caixa. Que aceitarão as denúncias, caso haja, para atuarem.

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