Fetraf RJ/ES se reúne para debater a terceirização no Santander e as certificações no Bradesco e Itaú

Na última terça-feira, 25 de outubro, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) reuniu, virtualmente, representantes das Comissões de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Itaú e Santander, e Diretores dos Departamentos Jurídicos de todos os Sindicatos filiados, para debater sobre o processo de terceirização que vem ocorrendo no banco espanhol e, também, sobre a obtenção da certificação CPA -10 por parte de bancárias e bancários, exigida pelo bancos Bradesco e Itaú.

A reunião contou com uma presença expressiva de dirigentes sindicais e do advogado da entidade, Dr. Murilo Baptista, do escritório Baptista e Reis Adv. Associados, e foi conduzida pelo Diretor de Bancos Privados, Max Bezerra, e pelo Diretor para Assuntos Jurídicos e Trabalhistas, Joanderson Gomes.

Em relação à certificação que Bradesco e Itaú começaram a exigir de seus funcionários, a orientação é para que bancárias e bancários façam, para se precaverem de algum problema futuro.

Sobre a terceirização no banco espanhol, Cláudio Merçon (Cacau), Secretário Geral da Fetraf-RJ/ES e representante da entidade na COE Santander, comentou: “Por enquanto, as terceirizações tem atingido as grandes capitais, e grandes centros, e tende a se estender a todo o país. É um processo que já se iniciou e se intensificará caso o governo federal atual se reeleja”.

Novas reuniões estão sendo programadas para os próximos dias.