O COVID 19 mata !

 

Os sindicatos de todo o país vem alertando para a gravidade da epidemia por Coronavírus e a necessidade premente de medidas de prevenção e contenção de sua disseminação, e por isso entregamos em nossa última reunião, por videoconferência, com a Fenaban, 17 reivindicações, incluindo o fechamento das agências bancárias e demais unidades, mantendo atendimento não presencial das atividades consideradas essenciais conforme decreto. Nossa pauta não surgiu do acaso ou de algum surto de “achismo”, mas referenciado nos minuciosos estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) . Como podemos ver na mídia, no caso dos pacientes infectados na China e na Itália, a velocidade de transmissão do vírus é espantosa, e a gravidade dos quadros em internos em UTI’s que foram a óbito. Quantos mais terão falecido, vítimas do Covid 19, quando terminarmos está leitura?
Está pandemia é agravada pelos inescrupulosos disseminadores de fakenews, que estão aqui como propagadores de pânico e de histeria, ao contrário dos movimentos sindicais organizados, seguidores do que diz a ciência e seus especialistas, que sabem o COVID 19, ser algo muito mais que uma “gripezinha”. Enquanto isso muitos se perguntam, de forma perturbadora: quantos leitos de UTI providos de intubação e ventilação mecânica estarão disponíveis para os próximos pacientes de coronavírus? Segundo a OMS, se ações não forem tomadas haverá um alastramento descontrolado da infecção, que é de elevadíssimo contágio, e muitos morrerão nas portas dos hospitais.
Por isso senhores banqueiros AJAM COM RESPONSABILIDADE! Temos que nos manter unidos e operantes até debelar está pandemia, que poderá ser crescente entre os próximos 4 ou até 6 meses. Até lá, precisamos de medidas efetivas de contenção de risco de contaminação, e não uma pauta de metas, demissões e lucros.
Gostaria também de reforçar para que a população fique em casa. O isolamento social é defendido pela OMS como o meio mais eficaz para evitar o crescimento da epidemia.
Unidos Somos Fortes!

Nilton Damião Esperança
Presidente da FETRAF-RJ/ES