Reunião entre Fetraf RJ/ES e Relações Sindicais do Itaú debateu pautas importantes

Na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, diretores e diretoras da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) se reuniram com representantes da Gerência de Relações Sindicais do Banco Itaú.

Pela Federação, participaram: Nilton Damião (Presidente), José Renato Riscado (representante da Federação na Comissão de Organização dos Empregados – COE – do banco), além de dirigentes de todos os sete sindicatos filiados à Fetraf RJ/ES.

Pelo banco, participaram Simone Alves, Gustavo Fernandes e Mário Ferraz.

Nilton Damião abriu a reunião, que foi conduzida pelo Secretário de Bancos Privados, Max Bezerra, e por José Renato, que apresentou as demandas e questões para o banco.

Foram apresentados todos os problemas que as regiões e Sindicatos da base da Fetraf RJ/ES vem enfrentando, como as demissões, o Programa GERA e suas consequências, o fechamento e ambiente de agências, reuniões que ocorrem na sala de performance, exigência de certificado CPA 10, além de demandas locais e específicas de cada região.

RESPOSTAS

Os representantes do banco se prontificaram a averiguar cada pauta apresentada, identificar os problemas, resolver de imediato alguns e, posteriormente, entrar em contato com a Federação.

Algumas pautas, foram debatidas no momento, e o banco apresentou suas justificativas.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Nilton Damião, Presidente da Fetraf RJ/ES, comentou a importância da reunião e a boa relação entre a entidade sindical e banco: “Sempre priorizamos o diálogo para solucionar os problemas da categoria. Vejo com grande importância a disponibilidade do banco em abrir este canal de conversa e participar da reunião para tomar ciência das demandas dos sindicatos que compõem a base da Federação”.

O Presidente também destacou que “na mesa de negociação com a Febraban, sempre são colocados diversos pontos e problemas específicos de cada banco, onde os banqueiros dizem não ser orientação das instituições. Como sugestão, orientam que os problemas apresentados não fiquem na mesa de negociação e que os problemas sejam remetidos para os regionais dos bancos e, junto com os Sindicatos, sejam solucionados. Também nos chamou a atenção, os serviços prestados nas agências como, por exemplo, as obras e aparelhos de ar condicionado, destacando que as obras devem ser efetuadas fora do horário bancário e nos fins de semana. Em relação aos aparelhos, ressaltamos que não adianta colocar peças novas junto com as antigas, pois isso facilita os defeitos nos aparelhos. Em relação ao CPA 10, ficou esclarecido que a maioria das advertências se deram por falta de comunicação e entendimento entre os gestores do banco e com funcionários.”, completou.

PRÓXIMA REUNIÃO

O próximo encontro com representantes do Banco Itaú será no dia 20 de setembro. Serão reuniões com o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú e com a Comissão de Organização dos Funcionários (COE).

Antes disso, no dia 19, os representantes da COE do Itaú se reúnem para organizar a luta.