Sindicatos fazem atos pelo Dia Nacional de Luta contra a reestruturação do Itaú

Sindicatos de base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), e de todo o país, realizaram atos pelo Dia Nacional de Luta contra contra a reestruturação do Banco Itaú, nesta quinta-feira, 14 de julho.

Os atos foram em protesto contra a automação da Diretoria de Operações Centralizadas e da Diretoria de Negócios ItauCred Veículos, que tem gerado muitas demissões.

O banco deu o prazo de apenas 15 dias para a área de consignado e 60 dias para aérea de veículos para realocação dos funcionários, no qual o bancário terá de se candidatar a uma vaga e passar por processo seletivo interno, para só depois ter o retorno da aprovação. Isso se conseguir encontrar uma vaga.

Até que a situação seja resolvida, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú suspendeu todas as outras negociações com o banco.

BAIXADA FLUMINENSE

O Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense fez uma caravana, percorrendo agências bancárias localizadas em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, onde falaram com bancárias, bancários e população em geral, denunciando a onda de demissões que o Itaú vem promovendo.

ESPÍRITO SANTO

Pela manhã, diretores do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários/ES) estiveram na agência Itaú Beira-Mar, no Centro de Vitória. A agência foi fechada e só abriu às 11 horas (retardamento de uma hora no atendimento ao público). Só caixas eletrônicos funcionaram. Bancários e bancárias não entraram, apenas gerente geral. Houve entrega de panfletos para clientes e população em geral, denunciando a reestruturação com demissões e terceirização de serviços.

ITAPERUNA

O Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região esteve na agência Major Porfírio panfletando e conversando sobre a situação com bancárias, bancários e população em geral. Também colaram cartazes na agência.

MACAÉ

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região foi às ruas para denunciar as demissões no Itaú. Exibiu faixas e conversou com funcionários e com a população, para explicar os motivos do protesto.

NOVA FRIBURGO

O Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região retardou em uma hora a abertura da Agência 0222, no Centro de Nova Friburgo, além de distribuírem panfletos para a população e disponibilizarem um carro de som que percorreu as ruas da cidade, denunciando as demissões no Itaú.

*Confira mais fotos em nossas redes sociais