VIII Congresso Estadual das Bancárias e dos Bancários do Espírito Santo ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, ocorre o VIII Congresso Estadual das Bancárias e dos Bancários do Espírito Santo, com o tema “Viver Mais, Trabalhar Menos”.

O evento, aberto a toda a categoria, ocorre no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra/ES.

Uma delegação com diretores e diretoras da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) está representando a entidade no evento.

“Congresso extremamente relevante para a categoria bancária, com a nossa Federação muito bem representada. Tenho certeza que os temas debatidos são fundamentais para nossa luta e que fundamentam nossas reivindicações”, comentou sobre a importância do evento, Nilton Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.

CAIXA E BANCO DO BRASIL 

No dia 27 de junho, sexta-feira, também ocorre Encontro Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, dentro do VIII Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias do Espírito Santo.

Programação

No primeiro dia, 27, vão acontecer os congressos específicos por banco: bancários da Caixa, do Banco do Brasil, do Banestes e dos bancos privados. Também nesse dia 27, às 20 horas, será a cerimônia de abertura e leitura do Regimento Interno.

No sábado, dia 28, às 9 horas, os trabalhos começam com a mesa Análise das conjunturas internacional, nacional e estadual. O convidado a falar sobre o cenário internacional é o historiador formado pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-vereador de Belém (PA), Fernando Carneiro. A palestra sobre conjunta nacional, sob o título Bolsonarismo sem Bolsonaro: uma projeção de cenário para 2026, será com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) João Cezar de Castro Rocha. Autor do livro Bolsonarismo – Da guerra cultural ao terrorismo doméstico: retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva, ele atua há mais de três décadas nas áreas de literatura, filosofia e política. A Análise do contexto capixaba, com foco na ameaça de privatização do Banestes, ficará a cargo da deputada estadual Camila Valadão (PSOL/ES).

Após o almoço, às 14 horas, o debate será sobre A reestruturação produtiva do capitalismo e os impactos para a classe trabalhadora, com Ruy Braga, sociólogo especialista em sociologia do trabalho. Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia, doutor em Ciências Sociais ele é professor da USP. Também realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley.

O tema a seguir será Adoecimento mental na categoria bancária, com palestrante a confirmar. Finalizando o debate, será discutida A questão da mulher na escala 6X1 – Vida Além do Trabalho, com palestrante a confirmar.

No domingo, 29, das 9 às 12 horas, haverá plenária para apresentação das resoluções dos congressos específicos e votação de moções, além de outros encaminhamentos. O almoço de encerramento será servido das 12 às 13 horas.