Nesta segunda-feira, 31 de março, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) enviou ofício à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), solicitando a antecipação da vacinação da gripe para a categoria bancária, que ocorre anualmente.
O ofício é assinado pelo Presidente da entidade, Nilton Esperança, e pela Diretora da Saúde do Trabalhador, Lizandre Borges.
No ofício, a Fetraf RJ/ES destaca que as atividades e locais de trabalho dos bancários propiciam a contaminação e disseminação do vírus, pois são profissionais que têm contato direto com o público, em ambientes fechados e com refrigeração artificial, colocando em risco a saúde dos trabalhadores e, também, do público que utiliza os serviços nas agências bancárias.
“Por isso, faz-se necessário que toda a sociedade civil se mobilize para que não haja uma epidemia. Sabemos que é nossa responsabilidade como entidade representante de trabalhadores procurar junto às entidades patronais fazer valer as medidas orientadas pelo Ministério da Saúde de forma preventiva para conter o aumento de casos.”, diz o ofício.