Fetraf RJ/ES realiza importante seminário sobre a Reforma Sindical

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), através da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas, irá realizar o Seminário “Reforma Sindical: O futuro dos sindicatos no Brasil”.

O evento presencial será realizado no dia 17 de outubro, das 9 horas às 16 horas, no auditório da Fetraf RJ/ES (Av. Graça Aranha, 19/901 – Centro / Rio de Janeiro), e é aberto para todos e todas as dirigentes sindicais da base da Federação.

INSCRIÇÕES

As inscrições irão até o dia 13 de outubro (sexta-feira). Para solicitar sua participação, entre em contato através das redes sociais da Fetraf RJ/ES ou, para maiores dúvidas, através do telefone/whatsapp: (21) 98220-1596.

PALESTRANTES

Paulo Jäger – Economista; Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Estatística e Estudos Socioeconômicos Sociais (pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Rio de Janeiro); Supervisor Técnico do Escritório Regional do DIEESE do Rio de Janeiro.

Normando Rodrigues – Bacharel (UFRJ) e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais (UFF); especialista em normas internacionais do trabalho; integrante do Coletivo Jurídico da CUT e assessor jurídico da FUP.

Fausto Augusto – Mestre e Doutor em educação e sindicalismo (USP); atual diretor técnico e ex-coordenador do setor de educação e pela escola de ciências do DIEESE; ex-assessor da CUT em relações, inovações tecnológicas do setor público e mesas de trabalho e negociação permanente.

O SEMINÁRIO

O Seminário “Reforma Sindical: O futuro dos sindicatos no Brasil”, tem o objetivo de analisar a necessidade de reforma e discutir possíveis mudanças, buscando fortalecer a representatividade dos trabalhadores, das trabalhadoras e dos Sindicatos, assim como melhorar as condições de trabalho e a negociação coletiva.

Durante o seminário, será debatido o contexto antes e pós reforma trabalhista de 2017; os desafios enfrentados e os impactos esperados com uma possível reforma sindical. Serão abordadas questões como a liberdade sindical, organização sindical por setor ou ramo de atividade econômica como forma agregadora; o financiamento e reorganização patrimonial das entidades e as prerrogativas necessárias para integrar o sistema de negociação coletiva conforme o PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO SISTEMA SINDICAL E DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA, construído em conjunto pelas principais Centrais Sindicais.

A sua participação é muito importante neste debate. PARTICIPE!

INFORMAÇÕES

Dia: 17/10/2023 (terça-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Auditório da Fetraf RJ/ES (Avenida Graça Aranha, 19/ 901 – Centro – Rio de Janeiro)