Fetraf RJ/ES se reúne com representantes do Itaú

Nesta quinta-feira, 3 de novembro, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) se reuniu com representantes do Banco Itaú, para debaterem sobre diversas demandas da categoria bancária.

Todos os Sindicatos dos Bancários de base da Federação (Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo e Três Rios) estiveram presentes na reunião com Daniel Pastore e Marina Madeira, Relações Sindicais e de Recursos Humanos do banco.

Nesta primeira reunião, o assunto mais debatido foi o assédio moral que bancárias e bancários vem sofrendo nas agências. E foram questionadas as medidas estão sendo tomadas pelo banco, a nível de gerenciamento, para diminuir ou exterminar o número de adoentados. Segundo levantamento, 60% dos afastamentos são por problemas psicológicos, ultrapassando os problemas de LER/Dort. Foi relatada, também, um aumento do uso de medicamentos para realizarem as atividades diárias.

Nilton Damião Esperança (Presidente), Max Bezerra (Diretor de Bancos Privados), Alcendino Anderson dos Santos (Conselho Fiscal) e José Renato Riscado (Comissão de Organização dos Empregados -COE- do Itaú), encaminharam as demandas pela Fetraf RJ/ES.

“É importante ressaltarmos este canal direto entre a Fetraf e o RH do banco, onde os sindicatos puderam, e podem, expor a realidade de suas bases”, comentou Nilton Damião.

DEMANDAS

As principais demandas do movimento sindical, que representa a categoria bancária, foram:

– demissões direcionadas aos funcionários oriundos do Unibanco (os Sindicatos também destacaram que 50% das demissões ocorridas nos bancos privados, são do Itaú)
– acúmulo de funções e metas abusivas
– exigência da certificação de CPA10 com medidas orientativas
– obras/manutenção nas agências durante o expediente como, por exemplo, pintura e dedetização
– falta de homologação no sindicato
– reclamação do GERA (programa de remuneração própria)
– falta de funcionários e aumento do horário de atendimento (9h às 17h), ocasionando, ansiedade, afastamento, estresse e adoecimento
– adoecimento profissional relacionado à saúde mental

RESPOSTAS DO BANCO

– CPA10

O banco informou que a medida orientativa não é uma penalidade, mas pede para que o bancário se inscreva até final de de dezembro para fazer a prova da ANBIMA.

– Ligações do VAI

É uma orientação para auxiliar nas metas, mas não é uma meta em si.

– GERA

O banco afirmou que o GERA foi redesenhado para retirar ou diminuir a pressão por metas dos funcionários. São exigidos 1000 pontos por mês, com compensação trimestral.

– Obras

O banco ficou de conversar com o setor responsável, para que as obras sejam feitas fora do horário de trabalho.

– Adoecimento

Informaram que o Rio de Janeiro tem uma média maior que a dos outros estados. Já estão estudando os motivos, para chegar numa solução.

– Horas negativas

Os trabalhadores que não conseguiram compensar as horas negativas até a última segunda-feira (31), terão o banco de horas anistiado completamente.

A Federação assumiu um compromisso de estar sempre buscando o diálogo com o banco, para resolver as questões do dia a dia. E cobrou do banco um compromisso para o retorno das questões abordadas.