Sindicatos da Fetraf RJ/ES realizam atos contra demissões e fechamento de agências no Bradesco

Nesta sexta-feira, 28 de junho, todos os Sindicatos dos Bancários filiados à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) – Angra dos Reis e Região, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna e Região, Macaé e Região, Nova Friburgo e Região e Três Rios e Região -, fizeram atos em suas regiões, para protestar contra o fechamento de agências e demissões que vem sendo realizadas pelo banco Bradesco.

Foram diversos os tipos de manifestações: através de carro de som, panfletagem, visitas às agências bancárias, conversas com a categoria bancária e população, entre outras.

Apesar dos lucros exorbitantes dos bancos, entre 2012 e 2022,  a categoria bancária sofreu redução de 79,5 mil postos de trabalho (- 16%). O levantamento é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que aponta também que, no acumulado dos doze meses, encerrados em abril de 2024, os bancos fecharam 3.325 postos de trabalho.

“Quero parabenizar os Sindicatos da base da Federação pelo empenho e por sempre atenderem nossa convocação, demonstrando não só a força de nossa entidade, como mostrando para a população e a categoria bancária, os malefícios de uma agência bancária fechada, além de aumentar o índice de desemprego em nosso país. Juntos somos fortes.”, declarou Nilton Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.

Além dos protestos em agências do Bradesco, os dirigentes sindicais também debateram sobre a Campanha Salarial de 2024 que se inciou, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Inclusive, falando da primeira reunião de negociação, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que tratou sobre “Emprego”. O Movimento Sindical também cobrou a assinatura da ultratividade do acordo, para que todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria sigam válidos até a assinatura do novo acordo.

*confira mais fotos em nossas redes sociais