Sindicatos realizam Dia Nacional de Luta: A vida acima do lucro

Sindicatos da base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), e de todo o país, realizaram atos nesta terça-feira, 12 de setembro, no Dia Nacional de Luta “A Vida Acima do Lucro”.

Esta ação faz parte da campanha permanente da Contraf-CUT, intitulada “Menos Metas, Mais Saúde”. O objetivo principal da iniciativa é chamar a atenção para a importância da saúde mental e física dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam em um setor desafiador e sob constante pressão, como o financeiro.

“A categoria bancária está adoecida. Essa é a verdade. E essas manifestações mostraram a força e a influência que temos quando vamos para as ruas. Não podemos fingir que nada está acontecendo com nossos trabalhadores e trabalhadoras que, boa parte, tem usado remédio para trabalhar.”, comentou Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.

O mês de setembro é conhecido como Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Neste contexto, os sindicatos de bancários escolheram essa data para destacar os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor, em relação à sua saúde mental e emocional.

As atividades do Dia Nacional de Luta foram variadas e incluíram manifestações presenciais e online. No ambiente virtual, a hashtag #AVidaAcimaDoLucro rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do dia, no Twitter, demonstrando a relevância do tema e a solidariedade de milhares de pessoas em todo o país.

A campanha “Menos Metas, Mais Saúde” defende uma abordagem mais equilibrada para a avaliação do desempenho dos trabalhadores bancários, priorizando sua saúde e bem-estar em vez de metas excessivamente rigorosas. Os sindicatos bancários acreditam que a pressão constante por metas agressivas contribui para o estresse e os problemas de saúde mental enfrentados pelos profissionais do setor.

A mobilização nacional também ressalta a importância do suporte psicológico, do diálogo aberto sobre saúde mental e do combate ao assédio moral nos locais de trabalho. Os sindicatos estão empenhados em promover mudanças positivas nas condições de trabalho dos bancários e na cultura corporativa das instituições financeiras.

*confira mais fotos em nossas redes sociais